Depuralina

Estudos NEXTIDA GC

Objetivos

O estudo teve como objetivo investigar o impacto de um hidrolisado específico de colagénio (H80 – NEXTIDA GC) na tolerância à glicose pós-prandial em indivíduos normoglicémicos e pré-diabéticos.

Metodologia

Foram realizados ensaios in vitro e in vivo.

1. In vitro

Vários protótipos de hidrolisados de colagénio foram selecionados e digeridos enzimaticamente com a intenção de imitar a digestão gastrointestinal humana. Avaliou-se a capacidade destes hidrolisados para estimular a secreção de GLP-1 numa cultura de células enteroendócrinas. H80 (NEXTIDA GC) foi o protótipo escolhido após registar a estimulação da secreção de GLP-1 mais eficaz.

2. In vivo:

Uma vez selecionado o protótipo de hidrolisado de colagénio com maior efeito sobre a secreção de GLP-1, realizou-se um estudo inicial em indivíduos normoglicémicos e pré-diabéticos com diferentes doses de H80 (NEXTIDA GC). Foram realizados testes de tolerância à glicose e mediram-se os níveis de insulina e GLP-1 no plasma.
Posteriormente, realizou-se um estudo cruzado, duplo-cego e controlado com placebo em 16 participantes (7 normoglicémicos e 9 pré-diabéticos). Esses participantes receberam uma dose única de H80 (5 ou 10 g) ou placebo antes de um teste de refeição mista. Mediram-se as respostas de glicose pós-prandial.

Resultados

H80 (NEXTIDA GC) mostrou uma redução significativa da glicose no sangue pós-prandial e um aumento dos níveis de GLP-1 no plasma.

Com a dose de 5 g, a altura do pico de glicose na curva de glicose pós-prandial foi reduzida em 31%. Os níveis de glicose pós-prandial foram reduzidos em 43%.

Além disso, a NEXTIDA GC também desacelerou o esvaziamento gástrico e aumentou os níveis de insulina no plasma.

Conclusões

O hidrolisado específico de colagénio H80 mostrou efeitos significativos na melhoria da tolerância à glicose pós-prandial, sugerindo o seu potencial como estratégia nutricional para manter a tolerância normal à glicose.
Se desejas obter mais informações sobre este artigo clica aqui.